A conferência que decorre até 1 de abril em São Francisco não está a falhar em relação à antecipação que tinha sido feita e a Microsoft conseguiu juntar no primeiro dia um conjunto de novidades que está a entusiasmar os programadores dedicados às plataformas Windows, mas não só.

A aposta em agentes inteligentes, baseada na Cortana, a evolução do Windows com a nova versão de aniversário a lançar no verão, e a introdução da Shell de Bash no Windows, com a linha de comando bem conhecida dos programadores de Linux, são algumas das novidades que estão a gerar mais atenção, embora nem todas tenham impacto direto nos utilizadores finais. E uma das coisas que esteve ausente durante a apresentação? Os telemóveis.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, acredita que estamos à beira de uma nova fronteira e que uma das principais mudanças na indústria passa pela capacidade de utilização do poder da linguagem natural combinado com a inteligência das máquinas. “[o futuro] Não vai ser sobre o homem versus a máquina, mas o homem com a máquina”.

Uma das principais novidades é a disponibilização de uma atualização do Windows 10 este verão, o Windows 10 Aniversary Update, que conta com novas funcionalidades da Cortana e a extensão do sistema de autenticação Windows Hello a várias aplicações.

Realidade Virtual e desenvolvimento na Xbox

Na realidade virtual a Microsoft não faltou também às promessas e anunciou a disponibilização do Microsoft HoloLens Development Edition, trazendo os hologramas para a comunidade de desenvolvimento e abrindo novas portas a aplicações que tirem partido deste novo paradigma, e dos óculos que a empresa desenvolveu.

Mas as novidades não ficaram por aqui e estenderam-se à Xbox com um Dev Mode que transforma qualquer consola Xbox One num developer kit, para desenvolvimento de soluções para este ambiente.

Entre os anúncios que mais notícias geraram está o suporte para a linha de comando do Linux, o Bash, no Windows 10. A integração resulta de uma parceria entre a Canonical e a Microsoft e, segundo a empresa, esta integração será completa, sem virtualização ou emulação, e vai ser disponibilizada a partir da loja de aplicações numa data a anunciar.

O vídeo abaixo explica tudo, mas esta é uma das novidades que nem todos vão querer experimentar.

A Build2016 continua hoje e amanhã e são esperadas mais novidades que acompanharemos aqui no TeK.

Nota da redação: foram adicionadas imagens e vídeos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.