É que foi o outro veículo que não parou quando devia e embateu no Volvo SUV da Uber este sábado, no Arizona, Estados Unidos, fazendo com que este último virasse.

[caption][/caption]

Segundo testemunhas, citadas pela imprensa internacional, havia uma pessoa atrás do volante do carro autónomo, mas até ao momento ainda não se sabe se estava a controlar o veículo no momento da colisão.

A Uber Technologies confirmou o acidente e anunciou a decisão de suspender o seu programa de veículos autónomos, enquanto decorrem as averiguações ao sucedido.

Independentemente da falta de culpa, o acidente vem juntar-se aos problemas que a empresa vem somando nas últimas semanas, nomeadamente à recente demissão do “número dois” Jeff Jones. A decisão aconteceu ao fim de menos de um ano no cargo precisamente em resultado dessas mesmas polémicas. Entre elas as acusações de assédio sexual e de relações tensas com trabalhadores.

Além disso, a Uber também enfrenta acusações da Google sobre o roubo de segredos comerciais à Waymo, a unidade de condução autónoma do grupo, quando um antigo funcionário da Waymo terá descarregado mais de 14 mil documentos com informação confidencial antes de deixar a empresa e constituir a sua própria companhia a Otto – que depois acabou por ser adquirida pela Uber.