Há uma nova versão dos HTC Vive, os óculos de realidade virtual que são resultado de uma parceria entre a tecnológica de Taiwan e a empresa de videojogos Valve. Esta segunda geração ainda é pensada exclusivamente para programadores, mas inclui melhorias que deverão fazer parte da versão final para consumidores.

De acordo com a imprensa internacional, os Vive Pre foram redesenhados do zero para que sejam mais confortáveis de usar e para que reproduzam a experiência mais imersiva. Os ecrãs também garantem agora mais brilho, imagens mais nítidas e melhores correções nas cores.

O redesenho do equipamento prevê ainda uma melhor ergonomia, permitindo que pessoas com óculos possam igualmente ter a melhor experiência com o gadget de realidade virtual. As novidades extendem-se aos comandos wireless, repensados para serem mais ergonómicos.

Uma outra melhoria a ser destacada é a inclusão de um sensor de imagem na parte frontal dos óculos que permite ter uma experiência de ‘mundo aberto’ e híbrida. O utilizador poderá, por exemplo, andar pela sala ou pelo quarto sabendo que será alertado da existência de um obstáculo sempre que se aproxima do mesmo. Será ainda possível ativar um modo através do qual é possível ver o mundo real através da câmara para poder localizar a cadeira mais próxima, por exemplo.

A HTC e a Valve têm sete mil unidades desta nova versão para distribuir pelos programadores durante as próximas semanas, estimulando o desenvolvimento de conteúdos para os óculos. Os primeiros videojogos deverão ser mostrados já no final de janeiro, sendo que a versão final dos Vive deve chegar em abril.

Veja ainda outras novidades da CES 2016