As portas da Consumer Electronic Show ainda não estão ‘oficialmente’ abertas, mas as empresas vão mostrando as suas novidades. A Lenovo é um desses casos e revelou vários equipamentos novoss, dois dos quais com características pouco comuns.

Começando pelo X1 Yoga, um portátil de especificações topo de gama e que na sua configuração máxima pode ser escolhido com um ecrã OLED. Os painéis construídos com díodos orgânicos emissores de luz (OLED na sigla em inglês) garantem uma melhor qualidade de imagem, sobretudo devido à reprodução fiel de cores, aos pretos profundos que resultam da falta de emissão de luz e que também garantem melhores contrastes.

Os ecrãs OLED não são muito comuns, menos ainda em dispositivos móveis ou computadores. Juntando este ecrã de 14 com uma resolução de 2.560x1.440 píxeis, com um processador Intel Skylake Core i7, 16GB de RAM e 1TB de armazenamento SSD, fica com um dos portáteis mais ambiciosos do momento.

E como é um elemento da família Yoga, o teclado tem uma rotação de 360 graus que permite usar o equipamento em diferentes posições.

[caption][/caption]

Mas há mais no alinhamento da Lenovo para o início do ano. A tecnológica chinesa apresentou ainda o tablet X1, um equipamento Windows que tem características modulares.

O segredo está nas bases que podem ser ligadas ao tablet: uma para o transformar num portátil híbrido, outra para o transformar num projetor, uma terceira que lhe garante uma câmara com capacidade para reconhecer objetos de forma tridimensional e ainda um módulo ‘profissional’ que garante mais bateria e entradas multimédia.

Se a versão híbrida do X1 pode apelar a muitos consumidores - com ecrã de 12 polegadas e processador Intel M7 -,  já os restantes módulos terão alvos mais específicos: o projetor pode recriar um ecrã de 60 polegadas, ideal para produtores multimédia, enquanto o modelo com câmara 3D será mais indicado para os que trabalham com impressão 3D.

[caption][/caption]  

O tablet custará 899 dólares, cerca de 859 euros, e ficará disponível nos primeiros mercados em fevereiro. Caso queira algum dos módulos disponíveis, o preço deverá subir acima dos mil euros.

A Lenovo atualizou ainda o portátil X1 Carbon para a nova geração de processadores Intel Skylake, e apresentou o all-in-one ThinkCentre X1 de 24 polegadas e um monitor Ultra HD ThinkVision X1. Das novidades da empresa fazem ainda parte dois portáteis mais acessíveis, um com Windows 10 e outro com Chrome OS.

  
Veja ainda outras novidades da CES 2016