O telemóvel passa a ser um meio de identificação dos cidadãos portugueses para os sites da AMA, onde está incluído por exemplo o Portal do Cidadão. Desta forma sempre que o utilizador quiser autenticar-se na plataforma apenas terá de submeter o código temporário que lhe for fornecido via telemóvel.

Através deste modelo de autenticação é possível pedir certidões, efetuar alterações de morada ou até aceder ao balcão do empreendedor.

Para terem acesso a este sistema de autenticação, os interessados terão de fazer um único registo presencial numa Loja do Cidadão e, em breve, também será possível fazê-lo nos Espaços Cidadão. A partir desse momento a sua identidade fica associada ao número de telemóvel pessoal.

Quando fizer a autenticação num dos sites geridos pela AMA, o utilizador terá de colocar o número do Cartão de Cidadão, a password por si definida e o código temporário enviado para o telemóvel.

Até agora a autenticação online requeria o número secreto associado ao Cartão de Cidadão, assim como o leitor específico que existe para o documento de identificação.

Tal como escreve o Jornal de Negócios, citando o secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Pedro Cardoso da Costa, a chave móvel digital funciona ainda nos serviços da Câmara dos Solicitadores e o objetivo é alargar este modelo de autenticação a todos os serviços do Estado.

Portal da Saúde, portais de contratações públicas e até o futuro portal das contraordenações da Agência Nacional para a Segurança Rodoviária vão usar a chave móvel digital.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico