A Baidu prepara-se para desenvolver um veículo autónomo em parceria com um fabricante de automóveis, cujo nome não foi revelado. Wang Jin, vice-presidente da gigante chinesa, informou que pretende que a viatura fique pronta até ao final do ano.



Uma série de tecnologias como big data e o sistema de mapas da empresa, o Baidu Map, vão ser aplicados no novo projeto, de acordo com o People's Daily. O veículo também vai fazer uso de inteligência artificial, através do Baidu Brain, para simular o pensamento humano.



O projeto segue as pisadas da mediática iniciativa da Google na mesma área, que está há seis anos a trabalhar no domínio dos veículos autónomos e que já mostrou o seu primeiro protótipo nesta área, criado em parceria com a Lexus.



O anúncio do novo projeto pela empresa que detém o principal motor de busca da China, acontece numa altura em que a Google já confirmou que pretende testar ainda este ano o seu veículo autónomo nas estradas americanas.



Um relatório mensal sobre a atividade dos carros sem condutor disponibilizado pela Google revela que as viaturas envolvidas nos testes promovidos pela tecnológica tiveram um total de 12 acidentes ao longo dos últimos seis anos. Foram todos pouco relevantes e nenhum deles provocado pelos veículos autónomos.