Já começaram as talks que são uma das atracções do Codebits, o evento que este ano o Sapo organiza na Cordoaria Nacional, em Lisboa, e que reúne mais de 600 participantes. Depois de uma manhã dedicada à logística e ao lançamento formal, as equipas já assentaram nas mesas onde vão trabalhar, amanhã e depois, no concurso de programação non-stop durante 24 horas.

Com o objectivo de libertar a criatividade dos participantes, estão previstas 40 talks em quatro palcos diferentes e Celso Martinho, director técnico do SAPO, garante que o painel de oradores "é fantástico" e que a maioria é feita por propostas da comunidade, que submeteu mais de 100 propostas de apresentações, com temas desde a área social, programação, electrónica e plataformas emergentes.

HTML 5, Javascript, os temas de organização do desenvolvimento, assim como a electrónica e o lockpicking - para abertura de fechaduras com recurso a gazuas, ou hardware hacking, estão entre as sessões mais procuradas.

Durante os três dias há também muito espaço para relax e networking, assim como diversão e Celso Martinho acredita que esta é uma forma de permitir aos participantes conhecerem-se e conhecer todo o talento que há em Portugal.

Na abertura oficial Luís Avelar, administrador da TMN aproveitou também para lançar algumas pistas sobre a "organização do caos criativo", desafiando os participantes a centrarem o seu desenvolvimento sobre aplicações que tirem partido das redes de fibra óptica em que a PT está a investir e também nas plataformas móveis, especialmente no Android, no qual a TMN está a apostar.

"Precisamos que criadores, tecnólogos e sonhadores façam com que a fibra óptica leve serviços e coisas novas a casa dos utilizadores que já têm fibra óptica, refere.

No que diz respeito aos móveis, o administrador da TMN aproveitou também o evento para lançar um concurso de widgets para a TMN, nas várias plataformas, que está aberto à participação de todos até Janeiro, oferecendo como primeiro prémio 10 mil euros.

As apresentações do codebits podem ser acompanhadas atavés da transmissão em directo em http://codebits.eu/s/live