Ainda havia quem estivesse a escrever as últimas linhas de código quando começou a sessão de apresentação de projetos no Codebits2012, o momento que encerra a sexta edição que reuniu mais de 800 participantes e onde se revela mais uma vez a verdadeira geekness do evento.

Ao todo foram apresentados a concurso 92 projetos, mas alguns desistiram antes de subir ao palco. Mesmo assim foram mais de 3 horas de apresentações.

Cada projeto conta com 90 segundos para contar e mostrar a implementação da ideia, mas no palco estão instalados quatro púlpitos, onde os participantes se iam renovando, com mais ou menos sucesso, medido pelos aplausos ou apupos da audiência – e pelos votos dos participantes inscritos.



[caption]palco de projetos[/caption]

“Este evento acima de tudo é para nos conhecermos, divertir-nos”, lembrou Celso Martinho, CTO do SAPO, recomendando que os que sobem ao palco não devem ficar nervosos, até porque muitos já são repetentes.

Entre ideias geek, retro, jogos e aplicações de negócio há muitos projetos que precisam de mais tempo para serem explorados, ou concretizados. Porque em 48 horas não se consegue fazer tudo, o nervosismo não ajuda e a Lei de Murphy aplica-se mais vezes do que seria desejável, fazendo com que a apresentação encrave, o vídeo não funcione e o som bloqueie.

Depois da escolha da audiência pela votação, e 5 projetos que o júri decidiu premiar, que têm a ver só com as entrevistas, há 10 equipas vencedoras, que recebem um conjunto de prémios variados, entre telemóveis, pacotes Raspberry Pi, tablets Nexus, Galaxy Note e Slate, leitores de Blu-ray e vales para compra de equipamentos.

Entre prémios do júri e da audiência, fica a lista dos vencedores:

Prémios do Júri

1. Crowd Sound (Proj. 361) o grande vencedor usou duas das “estrelas” do Codebits - um Raspberry Pi e a CloudPT – para substituir as jukeboxes para passar música.

2. Fidelis (Proj. 414) com a ideia de resolver o “pesadelo das faturas” que as finanças prometem para o próximo ano, juntando um QRcode a cada fatura e fornecendo ferramentas para os clientes finais e as empresas.

3. Jaffs (Proj. 395) – que promete uma solução de baixo custo para equipar os fatos dos bombeiros com sensores que fornecem informação em caso de emergência

4. mobcast (Proj. 409) – o objetivo é acabar com os projetores e distribuir as apresentações de forma personalizada, com línguas diferentes se for o caso, através da cloud.

5. mobckups (Proj. 378) para designers que querem partilhar a área do desktop em tempo real nos telemóveis.

Prémios da audiência:

1. Konnect (Proj. 403) onde o Kinect foi usado para interpretar linguagem gestual. “Olá Codebits”.

2. MemeBits (Proj. 372) que faz picking de uma foto e a usa para criar um memo, aplicando num vídeo, e ganhou o interesse da audiência, usando uma fotografia do CTO do SAPO, Celso Martinho.

3. E-Putty: plasticina para o século XXI (Proj. 445) que permite a utilização de um device externo para criar modelação 3D simples, que pode ser usado por qualquer criança.

4. Floppy Guitar (Proj. 382), que juntou aspectos geek e retro para construir um amplificador com Arduino.

5. Lost In the Maze (Proj. 406) – um jogo que permite controlar um labirinto através do acelerómetro do telemóvel.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota de redação: Foram corrigidas duas gralhas no texto, escrito sob pressão enquanto decorria a apresentação dos prémios.

Fátima Caçador