Apesar do rato e do teclado serem controladores adequados à maioria dos jogos, outros pedem declaradamente um comando diferente. A resposta a "quais?" é diferente de jogador para jogador, mas é certo que os joysticks, os gatilhos e a ergonomia de um controlador dedicado, agradam, com conta, peso e medida, a todos os gamers. Por isso, a Valve decidiu facilitar a vida dos seus utilizadores.

Esta semana, a empresa anunciou que a Steam conta agora com um sistema de compatibilidade com os DualShock 4. Na prática, o controlador da PlayStation 4 pode agora ser utilizado para jogar qualquer jogo disponível na plataforma de forma oficial e personalizada.

Algumas das funcionalidades do comando são personalizáveis de acordo com as necessidades de cada jogo e de cada jogador.

A integração do comando com os jogos da Steam já era possível há algum tempo, mas os interessados em utilizá-lo para jogar títulos adquiridos naquela loja precisavam de recorrer a software extra e não oficial ou a uma opção beta que não estava disponível para todos os jogadores.

O controlador da PlayStation pode ser apenas o primeiro de uma série de compatibilidades com comandos de grandes sistemas de jogo. Nas palavras de Jeff Bellinghausen, responsável da Valve, a empresa "começou pelo controlador da PS4" porque tem "várias funcionalidades que se sobrepõem às do controlador da Steam". Suporte para comandos de outras consolas, é, por isso, um plano assumido para o futuro.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.