Apesar de apenas dois astronautas atualmente na Estação Espacial Internacional (ISS) serem americanos e de o Dia de Ação de Graças ser um feriado próprio dos Estados Unidos, os seis cientistas vão juntar-se “à mesa” esta noite para desfrutar de um jantar típico deste marco.

Quem está familiarizado com este feriado sabe certamente que o peru recheado e o molho de arandos são indispensáveis, bem como o copo de vinho. Mas quando se está no Espaço, a bordo de uma nave científica que orbita a Terra, as coisas não funcionam bem assim.

Shane Kimbrough, comandante da Expedição 50 que está atualmente a habitar a ISS, mostra, num vídeo, o que os astronautas vão poder comer neste feriado: peru, broa de milho e puré de batata desidratados, inhames caramelizados, feijão-verde e cogumelos para acompanhar e tarte de cereja e mirtilo para a sobremesa.

Ao contrário da maior parte dos cidadãos norte-americanos na Terra, os astronautas não vão ter o dia de folga. Vão trabalhar nas suas investigações e experiências ao longo de toda esta quinta-feira.

Após a labuta, os seis astronautas – dois americanos, um francês e três russos – vão juntar-se à mesa e, como diz Kimbrough, discutir acerca do significado do Dia de Ação de Graças e partilhar tradições.

Recorde-se que, no passado dia 20 de novembro, a Expedição 50 ficou completa, com a chegada dos últimos três membros desta equipa à Estação Espacial Internacional.