A equipa da Disney Research arranjou uma forma, no mínimo, original de transportar as pessoas para um mundo criado em Realidade Aumentada e onde é possível interagir com personagens virtuais. Tudo o que é preciso é um banco, alguns sensores colocados por baixo do mesmo e uma sala totalmente equipada a preceito.

O Banco Mágico permite que várias pessoas sejam transportadas e possam interagir com as personagens sem terem de recorrer a qualquer tipo de equipamento extra (óculos de realidade aumentada ou smartphones). Através da utilização de profundidade e de sensores de cores do Kinect da Microsoft, a equipa da Disney conseguiu criar uma reconstrução em 3D de um cenário que imita um quarto/sala preparado para a realidade mista.

Os utilizadores sentam-se no banco e podem observar toda a interação virtual através de um grande ecrã que está colocado à frente do equipamento. Mas nem tudo é apenas visual, o próprio Banco Mágico conta com alguns sensores, colocados na parte de baixo, para proporcionar a sensação de que, de facto, existe uma personagem sentada no banco com a pessoa.

Estes sensores tratam de criar uma espécie de pressão, como quando alguém se senta no banco, e consegue mesmo reproduzir a sensação da chuva a cair no banco, por exemplo. Junto aos sensores existem ainda colunas que vão tratar de criar o som ambiente e de reproduzir qualquer tipo de som que seja emitido pelas personagens virtuais.

tek banco mágico disney

Atualmente ainda é apenas uma prova de conceito mas a Disney vai deixar algumas pessoas experimentarem o protótipo, em Los Angeles, na Sigraph 2017.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.