Uma bateria que dura um dia inteiro, a portabilidade de um tablet e a performance de um laptop são alguns dos requisitos apresentados no último ano pelos utilizadores na plataforma criada pela Eve Tech para auscultar os interesses da comunidade de techies que está à procura do portátil ideal.

Tudo parece básico, mas a ideia a que a Eve se propôs está prestes a materializar-se num produto e a startup finlandesa garante que vai ser "especial".

O projeto Pyramid Flipper recebeu nos últimos 12 meses cerca de mil propostas e sugestões de utilizadores que votaram também nas funcionalidades, especificações e componentes. O espaço para a criatividade foi criado na plataforma Eve.Community, onde  só havia três regras: nada de funcionalidades inúteis, sem "bloatware" (o equivalente a lixo) e sem preços astronómicos, mas de resto a decisão estava aberta em modelo de crowdsource.

Naturalmente a Eve ainda terá provas a dar sobre a capacidade de fazer a diferença nas 3 áreas a que se propõe: design, funcionalidade e sem software intrusivo. Mas a empresa já tem no currículo um primeiro produto, o tablet T1, que foi recebido positivamente pelo mercado.

E no histórico da empresa há mais a notar: o apoio da Microsoft e da Intel e colaboradores que já trabalharam no desenvolvimento de alguns produtos e marcas relevantes, como o iPhone 6, a Fitbit e a Nokia.

Do que já se sabe, o Eve V terá sistema operativo Windows 10, um ecrã de 12,3 polegadas e um processador Intel Core M de 6ª geração. Soma-se uma gráfica Intel, 8 GB de RAM, disco SSD de 128 GB e portas USB e Thunderbolt, mas aparentemente nenhuma especificação é final e as primeiras imagens, que foram publicadas em agosto, do design final acabaram por ser retiradas do blog.

O objetivo é agora disponibilizar o projeto na plataforma Indiegogo para garantir financiamento, mas a Eve já adiantou que só vai entregar as primeiras 500 unidades no início de 2017, sublinhando que esta é a única maneira de assegurar o nível de serviço e a qualidade final que pretende. Mas depois da campanha de crowdsourcing o produto deve ficar disponível para encomendas massificadas a partir do site.

E a seguir? Os criadores da Eve já têm planos para continuar a "curto-circuitar" a indústria e prometem para breve uma unidade externa de processamento gráfico que pode ajudar a dar corpo a conteúdos de realidade virtual ou realidade aumentada.