Até 2015 a Electronic Arts (EA) conta distribuir mais jogos em versão digital do que em suporte físico, embora admita que vai continuar a apostar nas lojas físicas como um dos meios para suportar o seu negócio.


De acordo com Peter Moore, Chief Operating Officer da empresa, a Electronic Arts tem assistido a um aumento "massivo" no número de utilizadores registados na sua plataforma de distribuição digital, que passou de 11 milhões em Maio para cerca de 21 milhões. Uma adesão que se traduziu, nos últimos 12 meses, a vendas que ascenderam a 1,3 mil milhões de dólares, geradas apenas pela distribuição digital de jogos.


As declarações de Moore foram feitas ontem à agência Reuters, no âmbito do evento Gamescom 2012, a realizar na cidade alemã de Colónia entre 15 e 19 de Agosto. Na entrevista, o responsável da EA admitiu que "chegará o momento, que pode ser dentro de dois ou três anos, em que poderemos dizer estamos a fazer mais nos media digitais do que nos média físicos". Mas refere que "nunca abandonaremos os suportes físicos, enquanto os consumidores quiserem comprar algo num disco".


Esta mudança de paradigma permitirá à empresa apostar cada vez mais nos jogos para dispositivos móveis e nas versões free-to-play, que basicamente permitem ao utilizador jogar uma versão básica de um título, adquirindo depois mais funções de jogabilidade e conteúdos.


Ainda segundo Peter Moore, a Electronic Arts prevê lançar cerca de 40 jogos sociais para dispositivos móveis e versões free-to-play durante este ano fiscal (que termina em Março de 2013), período no qual deverá encaixar receitas de 1,7 mil milhões de dólares com este tipo de títulos. A venda de jogos em suportes físicos deverá ainda representar cerca de 2,6 mil milhões de dólares.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico