Elon Musk foi entrevistado nos encontros de verão da National Governors Association, em Rhode Island, EUA, e lamentou a falta de noção existente quanto à Inteligência Artificial (IA) e aos perigos que pode vir a representar. O diretor executivo da Tesla explicou que "pode ser etéreo imaginar robots a descer a rua e a matar pessoas, mas temos de ser pró-ativos [na regulação da Inteligência Artificial], porque se formos reativos poderá ser demasiado tarde".

O assunto a que Musk se refere como uma "corrida" às tecnologias de IA é um tema com o qual "as pessoas deveriam estar muito preocupadas". O presidente executivo da Tesla acredita que "a Inteligência Artificial é um risco fundamental para a existência da civilização humana", explicando aos presentes que o que costuma acontecer com a regulação é que "algo surge, esse algo faz com que muitas coisas más aconteçam, há protestos por parte do público e, depois, passados vários anos, é criada uma agência para regular aquela atividade", sendo que após este processo existe ainda as reclamações por parte das empresas que não concordam com as regulações e que acaba por ser um processo que "leva anos e anos".

Com a Inteligência Artificial este processo não pode decorrer dentro dos mesmos moldes porque, como explica Musk, as restantes regulações necessárias "nunca foram algo que representasse um risco fundamental para a existência da civilização humana".

A IA é um tema que preocupa vários líderes do mundo da tecnologia e mesmo Bill Gates já tinha manifestado a sua preocupação para com a automação, que o co-fundador da Microsoft acredita ser um problema com consequências óbvias que podem prejudicar a humanidade em larga escala.