Depois de na terça-feira ter anunciado que vai comprar a empresa alemã Grohmann Engineering para fortalecer os seus sistemas de condução autónoma, Elon Musk, CEO da Tesla e o visionário que quer colonizar Marte, afirma que tem planos para construir uma central de produção de baterias de lítio na Europa.

Segundo informações avançadas pela TVI24, Musk foi um pouco vago nos pormenores e não adiantou a localização exata da Gigafactory na Europa, acrescentando que esse detalhe seria dado a conhecer ao longo de 2017.

No entanto, sabe-se que esta nova fábrica não vai somente produzir as baterias utlizadas nos carros elétricos da fabricante automobilística, mas também se vai ocupar da construção dos próprios veículos da Tesla, nomeadamente o Model 3, que tem sido alvo de uma intensa procura.

De acordo com a mesma fonte noticiosa, o executivo está confiante de que se trata de uma mera questão de tempo até que as centrais Gigafactory da Tesla se disseminem pelo Velho Continente.

Esta será a segunda central de produção de baterias de lítio da fabricante de automóveis, depois de ter aberto as portas da primeira no passado mês de julho no estado do Nevada, nos Estados Unidos. Esta fábrica é considerada o maior edifício do mundo.

Recorde-se que os resultados da Tesla no terceiro trimestre do ano superaram a expectativas, com um aumento de 70% das vendas de automóveis elétricos, comparativamente ao trimestre anterior.