Seguindo uma diretiva do Departamento de Segurança Interna, o Senado aprovou esta segunda-feira uma emenda que proíbe a utilização de software da Kaspersky Lab pelos organismos e serviços do governo dos Estados Unidos.

A ordem de desinstalação e substituição dos produtos de segurança da Kaspersky foi dada quarta-feira passada, dia 13 de setembro, numa decisão motivada por suspeitas de ciberespionagem entre a fabricante e o seu país de origem, a Rússia.

Em julho, o governo norte-americano já tinha removido a empresa russa da lista de "fornecedores aprovados", impedindo-a de obter novos contratos.

2 em cada 5 pessoas não protegem os seus dispositivos face às ciberameaças
2 em cada 5 pessoas não protegem os seus dispositivos face às ciberameaças
Ver artigo

Do lado da Kaspersky negam-se as acusações, com a empresa a afirmar que não colabora com nenhuma operação de ciberespionagem, pelo contrário, "ajuda todos os governos e polícias a lutar contra o cibercrime", reiterou Alfonso Ramírez, diretor geral da Kaspersky Labs Iberia, no evento de lançamento de novos produtos, em Madrid, que acabou por acontecer no rescaldo da decisão do governo norte-americano.

“Somos uma empresa privada que nem sequer está cotada em bolsa, ou seja, não podemos ser pressionados a fazer algo que vá contra os nossos princípios. Aquilo que queremos fazer é lutar contra o cibercrime”, referiu o responsável ibérico em resposta aos jornalistas portugueses. “A decisão foi tomada sem qualquer prova de que estamos a fazer alguma coisa que vá contra o código ético de qualquer empresa de segurança, baseada apenas em presunções e desculpas geopolíticas”, acrescentou.

Do lado da empresa russa, está programada uma visita do seu “mentor” Eugene Kaspersky aos Estados Unidos, na próxima, para argumentação contra o sucedido. Do lado dos Estados Unidos há quem queira alargar a decisão à administração federal e estadual, transformando-a em “lei” no país.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.