Apesar do nome, este protótipo nada tem a ver com as “pistolas de laser” do Star Trek. É uma espécie de contentor de metal, alimentado por um motor a diesel, que utiliza uma antena parabólica que emite micro-ondas de alta intensidade para destruir os controlos de Veículos Aéreos Não-tripulados, mais conhecidos como drones, fazendo-os cair do céu, literalmente.

De acordo com o Engadget, trata-se de uma espécie de impulso eletromagnético com uma amplitude que lhe permite derrubar vários drones com uma só descarga.

O Phaser deteta as aeronaves autónomas através de um sistema de localização por radar.

Mas as aplicações deste equipamento não se limitam aos drones. Segundo o site Popular Mechanics, as radiações emitidas pelo Phaser têm a capacidade para incapacitar tudo o que seja constituído por circuitos integrados, como dispositivos eletrónicos, automóveis e até helicópteros.

O Phaser começou a ser testado em 2013, envolto num grande secretismo, mas só agora foi dada autorização para o revelar ao mundo, através de um vídeo publicado pelo exército dos Estados Unidos. No entanto, grande parte das especificações deste “escudo” é ainda confidencial.

Com o Phaser, o exército norte-americano fortalece as suas defesas contra ataques aéreos do ISIS, que já deitou a mão a uma série de drones e os está a usar para debilitar os esforços militares dos EUA, por exemplo, na Síria.