Os estudantes de Mestrado Ricardo Gomes, da Universidade de Coimbra, Miguel Duarte, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e Pedro Paredes, da Universidade do Porto, vão disputar a final da edição de 2017 do Hash Code da Google, no próximo mês de abril.

Este é um concurso internacional promovido pela Google e pretende “resolver problemas de engenharia da vida real”. A competição é direcionada para estudantes e profissionais da indústria na Europa, Médio Oriente e África.

Os participantes podem concorrer em equipas de dois a quatro elementos e a competição divide-se em duas fases: a qualificação online, que decorreu no passado dia 23 de fevereiro, e a final, com os 50 melhores classificados, que se realiza em Paris no próximo dia 1 de abril.

A fase de qualificação teve a participação de 2.815 equipas e a formação de Coimbra ficou classificada na 34ª posição a nível mundial, estando assim apurada para a final. Ricardo Gomes, estudante de Engenharia Informática, admite que não esperava que a primeira fase corresse tão bem. “Nós tínhamos uma estratégia inicial e, simplesmente, seguimos essa estratégia”, afirma o estudante, acrescentando que a equipa espera “superar em Paris o resultado obtido nesta fase”.