Uma proposta de decisão para impor uma novo limite máximo no volume permitido nos leitores de música digital já tinha sido aprovada pela Comissão Europeia em Setembro, sendo que o executivo vai agora avançar com uma consulta pública que deverá ter início em Janeiro, confirmou um representante da indústria.

A Comissão Europeia tem vindo a mostrar preocupação pelo elevado nível de ruído dos vários equipamentos de música digital e dos seus efeitos junto dos utilizadores que os utilizam durante mais de 40 horas por semana, tendo divulgado um estudo onde mostra que 10% destes podem sofrer perdas graves de audição.

Segundo este estudo, 10 milhões de europeus estão actualmente em risco de serem afectados pela falta de regras nesta área, já que alguns equipamentos permitem ouvir música até 115 decibéis.

O executivo propôs à indústria de fabricantes de leitores de MP3, MP4 e telemóveis que adoptem as normas que limitam a 80 ou 85 decibéis o volume de som, um nível de som considerado seguro para quem ouve música em auriculares.

A consulta pública sobre este tema deverá prolongar-se por dois meses, devendo a decisão final ser conhecida na Primavera.