O Facebook anunciou esta quarta-feira a introdução de uma nova funcionalidade no Safety Check, o seu mecanismo de verificação de segurança.

Remetendo os utilizadores para as comunidades onde se inserem, a rede social vai passar a permitir que qualquer pessoa, uma vez inserida no perímetro de influência de uma situação de perigo (ataque terrorista, desastre natural), solicite ou ofereça ajuda em caso de necessidade.

Nestas circunstâncias, o feed de quem se disponibilizar para prestar auxílio aos contactos afetados - seja por meio do fornecimento de comida, abrigo ou transporte - passa a ter acesso a uma nova secção da rede social onde são integrados, listados e organizados geograficamente todos os pedidos e ofertas feitas por outros utilizadores.

As pessoas que precisarem de ajuda também ganham acesso a este mapa e tanto uns como outros podem contactar diretamente com quem satisfizer melhor as suas condições.

De acordo com o Facebook, a integração desta opção acontece numa altura em que a rede social observa que a utilização dada ao Safety Check é maioritariamente comunicativa, sendo a ferramente utilizada pelos utilizadores para estabelecer contacto e para avisar familiares e amigos da sua condição.