Foi com uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze que a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto se tornou na grande vencedora da Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP) deste ano.

Com várias equipas em prova, a FCUP conseguiu levar os Ancelistas ao primeiro lugar, a Sonhos de Menino ao terceiro e a helloworld.cpp ao sexto. O Instituto Superior Técnico arrebatou o segundo (prata) e quinto lugar (bronze) e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o quarto (bronze).

A 16ª edição deste que é o mais prestigiado concurso de programação universitário em Portugal realizou-se nas instalações da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, na Costa da Caparica e contou com a participação de 16 equipas universitárias e uma outra formada por alunos do secundário.

Os Ancelistas vão agora defrontar equipas espanholas, francesas, italianas, suiças, austríacas, israelitas e kosovares no SWERC, o concurso internacional de programação do sudoeste europeu que este ano se realiza precisamente na FCUP, no próximo dia 20 de novembro.

A classificação completa, bem como os enunciados dos problemas propostos, podem ser consultados no site oficial da MIUP'2016.