Num relatório divulgado recentemente a Symantec identificou vulnerabilidades em três em cada quatro sites analisados e verificou que permaneceram por corrigir durante longos períodos. Muitas delas continuam aliás a existir.

Em 2015 a empresa de segurança contabilizou nove casos mais emblemáticos de falhas que levaram a roubos de informação em larga escala e que terão sido responsáveis pelo acesso indevido a mais de 500 milhões de registos de dados.

Durante o ano foram identificadas 430 milhões de novas variantes de malware, onde se destaca uma presença significa de ransomware, software criado para codificar o acesso à informação nos computadores afetados e pedir um resgate em troca da reversão do problema.

O ransomware é aliás um dos tipos de malware mais preocupante pelo destaque que tem ganho face a outros problemas de segurança e pelo facto de ser hoje uma realidade nas mais diversas plataformas, dos sistemas operativos para desktop até aos telemóveis, passando pelo universo MAC. 

Outro problema de segurança que assumiu destaque em 2015 foram as falhas de dia zero (que são divulgadas sem que os fabricantes do software em questão sejam previamente avisados). A Symantec contabilizou mais 125% que no ano anterior.