A segunda beta de uma nova versão do kit de desenvolvimento de software que vai permitir optimizar aplicações desenvolvidas para o iPhone OS para o tablet recentemente apresentado pela Apple está já disponível para programadores.

O produto está acessível apenas para a comunidade de programadores do iPhone Developer Program, visados por um acordo de confidencialidade que impede a divulgação de dados relevantes sobre a actualização do programa e por isso não há muitos detalhes sobre as novidades.

Esta segunda versão de testes surge pouco menos de um mês após o lançamento da primeira beta. Segundo as informações disponíveis, corrige alguns bugs detectados na versão 3.2 original e acrescenta algumas novidades, a caminho de uma estratégia de desenvolvimento de aplicações universais que "caibam" no iPad, iPhone e iPod Touch.

De acordo com a informação disponibilizada pela Apple, sabe-se que o SDK coloca à disposição dos programadores um simulador que permite antecipar num Mac o aspecto de aplicações preparadas para o novo tablet - que ainda não está comercialmente disponível no mercado - antevendo as diferenças associadas a um ecrã maior ou diferentes necessidades de memória. Outra ferramenta disponibilizada é um guia de programação para apoiar o desenvolvimento de aplicações para o sistema e um guia que para facilitar a criação de interfaces de utilizador.

Suporte para vídeo-conferência, para o teclado bluetooth lançado pela empresa ou para o download de arquivos directamente do Safari são outras indicações que têm surgido em torno do programa, estas não confirmadas.