No seguimento de uma proposta de alteração ao OE2017 avançada pelo Pessoas-Animais-Natureza (PAN), o Estado afirma que planeia integrar 150 carros elétricos na sua frota de automóveis já em 2017. De acordo com as informações avançadas pelo Jornal de Negócios, o objetivo é que, até 2020, o parque automóvel do Governo conte com 1.200 carros elétricos.

A proposta do PAN vai ser integrada no texto final do Orçamento de Estado, que será votado na Assembleia da República no próximo dia 29 de novembro.

Escreve o jornal português que esta proposta pretende fazer com o que o Governo cumpra o compromisso que assumiu em junho de 2015, quando lançou o programa “Mobilidade Elétrica”, no qual é explanado que a “Administração Pública deve promover a adoção de boas práticas, demonstrando a sua viabilidade e motivando a sociedade para a mudança”.

Neste documento é também referido que esta “eletrização” da frota de automóveis até 2020 exige um investimento estimado de cerca de 25 milhões de euros.

Segundo consta, o PAN também requer o aumento dos postos de recarregamento dos veículos elétricos, com a adição de um mínimo de 250 a nível nacional.

O partido defensor dos animais e da Natureza quer também estipular um prazo para acabar com a comercialização, em Portugal, de veículos alimentados por combustíveis fósseis, implementando uma exclusividade das chamadas “energias limpas”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.