Os utilizadores do Windows Phone vão poder continuar a usar o Google Sync até 31 de julho, depois de a Google ter anunciado ontem que vai alargar o período de suporte ao protocolo Exchange ActiveSync (EAS) da Microsoft nos serviços Google Calendar, Contactos e Gmail.

O suporte só é válido para os utilizadores do sistema operativo móvel e não se aplica ao Windows 8 ou Windows RT. A decisão da gigante dos motores de busca aparece como um "acordo de cavalheiros" depois de a Microsoft ter pedido um maior período de tempo ao suporte do EAS para que pudesse trabalhar numa alternativa.

O timing da Google também é "especial", já que o dia 30 de janeiro era o último dia em que os utilizadores podiam usufruir do Exchange ActiveSync. Depois de 31 de julho o suporte ao EAS vai continuar disponível mas apenas para utilizadores Windows que sejam subscritores do pacote profissional do Google Apps.

Atualmente a Microsoft está a desenvolver soluções nos protocolos CardDav and CalDAV para os utilizadores do WP, garantindo acesso ao calendário e aos contactos. A sincronização do email vai ser garantida através de IMAP.

A informação aparece um mês depois de a Google e a Microsoft terem travado uma guerra de nervos que envolveu o anúncio da Google ao fim do suporte ao EAS, ao não desenvolvimento de apps para Windows Phone e Windows 8 e à resposta da Microsoft com uma suite empresarial do Office mais competitiva.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico