Apesar de estar ligeiramente atrás da concorrência na corrida das assistentes virtuais, a Google não se quer deixar ficar. A Alexa, por esta altura, já está presente em smartphones, colunas, conselheiros de moda robóticos, eletrodomésticos e carros, mas a tecnológica de Mountain View, para além disto tudo, quer também integrar a sua assistente em todos os outros gadgets que existem. Ou, pelo menos, naqueles onde os utilizadores acharem que faz falta.

A missão, essa, vai ficar mais fácil. A empresa anunciou esta quinta-feira o lançamento público do Google Assistant SDK e deixa assim à mercê de todos o software de assistência digital que pode agora ser aplicado em qualquer aparelho. De acordo com a Google, o programa "corre bem no Raspberry Pi 3 e no Linux".

Desta forma, a assistente virtual da empresa norte-americana pode ser integrada em carros, espelhos, relógios, colunas e em qualquer outro aparelho com uma componente eletrónica. O sistema está disponível para articular em gadgets mais artesanais e experimentais. No futuro, no entanto, a Google diz que vai disponibilizar versões comercializáveis com capacidades mais profissionais que possam ser uma mais valia em produtos de venda ao público. As condições de utilização para estes casos serão reveladas ainda este ano.