A Huawei distingue anualmente os parceiros europeus que melhor desempenho demonstraram no ano anterior e mais uma vez surgem nomes portugueses em destaque no mercado Enterprise, depois de em 2015 as honras terem sido atribuídas à Pingpost e à joint venture entre a Thales e a NOS (antiga Optimus) num projeto para o Ministério da Saúde.

Este ano no Huawei Western Europe Partner Summit 2016 duas empresas portuguesas subiram novamente ao palco, com os galardões a serem entregues à Tecnocom e 2DOIS, cuja atividade se destacou no exercício do ano de 2015.

A Tecnocom é uma multinacional espanhola na área das tecnologias que emprega 6.500 pessoas em todo o mundo, com resultados de 410 milhões de euros em 2015. Está em Portugal há mais de dez anos, neste momento com 310 colaboradores e faturação de 18 milhões de euros durante o ano passado. Entre os seus clientes estão empresas como Santander, Galp, PT, Caixa Geral de Depósitos e EDP.

“Esta distinção da Huawei é para nós um forte reconhecimento, acima de tudo”, afirma José de Oliveira Henriques. O General Manager da Tecnocom em Portugal deixa os argumentos que fazem com que a Huawei seja um dos parceiros principais da empresa no sector em que opera. “Somos muito orientados para o futuro e na Huawei a mentalidade é muito resiliente, uma característica das empresas chinesas, sempre viradas para a inovação e eficiência. E o facto de a Huawei estar ainda a crescer neste mercado maduro faz com que exista uma maior abertura para trabalharmos em conjunto e da melhor forma”, refere.

A Tecnocom foi distinguida pela Huawei no âmbito de um projeto encomendado pela EDP para integração das várias plataformas de videoconferência da empresa em ambiente Office 365, permitindo comunicar desta forma e partilhar documentos, entre outras funcionalidades. São cerca de 270 salas em vários países, entre os quais Portugal, Brasil, Estados Unidos e México, por exemplo, num modelo em que o cliente apenas paga por cada sala de videoconferência que contrata.

“A solução solicitada pelo cliente não existia e conseguimos encontrar a forma perfeita para a implementação trabalhando em conjunto com a Huawei”, refere José de Oliveira Henriques, ressalvando ainda que “o driver preço é sempre uma variável a ter em conta” neste tipo de parcerias. À Tecnocom foi atribuído o prémio Partner of the Year na área de colaboração e comunicação.

[caption][/caption]
José de Oliveira Henriques, GM da Tecnocom em Portugal, durante o Huawei Partner Summit 2016.

Gold Enterprise Partner com alinhamento estratégico

Distinguida como Parter Huawei of the Year 2015, a  2DOIS, antiga 2VG, é uma tecnológica que disponibiliza soluções de comunicação e serviços profissionais de TI, com especial atenção nas vertentes de datacenter e virtualização, insfraestrutura, networking e segurança.

Entre estes segmentos é a virtualização que é referida como a especialidade da empresa, com a gestão de serviços a ser outra das áreas importantes para o negócio da 2DOIS, nomeadamente operação e administração de sistemas, gestão de datacenter, gestão de dados e backup, e disaster recovery. A DOIS é um dos Gold Enterprise Partner da Huawei no nosso país e entre o portfólio de clientes da empresa estão a NOS, o Governo de Portugal, a Bial e a REN, entre outros grandes nomes. À 2DOIS foi atribuído a condecoração de Partner of the Year no segmento IT.

Foi Miguel Luz Pinto que recebeu a distinção de Parter Huawei of the Year 2015 das mãos dos responsáveis Huawei pelo mercado Enterprise europeu. “É muito gratificante para a 2DOIS ter sido distinguida pela Huawei como IT Partner of the Year 2015”, garante o CEO da empresa. “É sempre importante ver o nosso trabalho reconhecido pelo parceiro, potenciando ainda mais o empenho de toda uma equipa que ao longo do ano fez um longo caminho no sentido de passar para o mercado uma mensagem forte e sólida sobre o que a Huawei representa hoje dentro do mercado das TIC”, complementa.

O responsável por esta empresa portuguesa conta ao TeK como a Huawei acabou por ajudar bastante no percurso recente da 2DOIS: “tivemos de realizar um alinhamento estratégico do seu portfólio e tomar algumas decisões que são sempre complexas do ponto de vista das relações, mas que se verificaram ser as mais acertadas. A Huawei transportou a 2DOIS para novos desafios, que acabam por se traduzir neste merecido prémio”. E conclui dizendo que “a parceria está forte, pois ambas as empresas trabalham de uma forma muito dinâmica, com novos projetos na calha”.

[caption][/caption]
Miguel Luz Pinto, CEO da DOIS – Empowering Connections, recebeu o prémio Best Partner of the Year no Huawei Partner Summit 2016.

A distinção teve lugar em Madrid, Espanha, durante o Partner Summit 2016, encontro que a divisão Western Europe da Huawei Enterprise promoveu nos últimos dois dias, e em que foi reforçada a importância do “ecossistema” de parceiros para a estratégia da marca na Europa, no mercado empresarial de cloud computing, servidores, big data e armazenamento.

Todos os anos a marca chinesa seleciona também vários parceiros Honorable em cada país, pela sua contribuição para o “ecossistema” durante cinco anos consecutivos. Este ano estavam nesse lote as duas empresas distinguidas e também a PT, a Aviquipo e a JP Sá Couto, sendo que estas duas últimas são os distribuidores oficiais da Huawei em Portugal.

Crescer na Europa
O grande objetivo da marca chinesa a curto prazo passa por crescer no mercado europeu de Enterprise Business da forma como tem conseguido nas áreas de consumo e telecomunicações, aproveitando a oportunidade de negócio que está a surgir com a necessidade de transformação digital nas empresas.

Portugal não é exceção e a missão em território luso é idêntica, apostando numa abordagem 100% indireta e com base em parceiros certificados e capazes de “transformar a oferta de produtos e tecnologias Huawei em soluções completas, que satisfaçam as necessidades dos seus clientes finais”.

Estiveram presentes no Huawei Western Europe Partner Summit 2016 cerca de 30 parceiros portugueses da Huawei, entre eles empresas como a NOS e a PT, por exemplo, além cinco já referidas acima.

 

Nota da Redação: foram feitas algumas alterações ao texto.