Numa fase inicial estará direcionada a um leque reduzido de clientes, mas é mais um passo para criar uma comunidade e um ecossistema em torno daquilo que será o futuro da computação, admite a empresa.

O serviço vai chamar-se IBM Q e será disponibilizado através da internet, num modelo de subscrição. Não há ainda outras informações sobre preços ou quem vai usar, mas a Big Blue já admitiu que vários parceiros vão poder desenvolver as suas próprias aplicações.

"Vamos dar acesso a vários parceiros selecionados a sistemas quânticos já a partir deste ano", admitiu Scott Crowder, um dos responsáveis pelos trabalhos de investigação da empresa nesta área, em declarações citadas pela News.com.

Em maio do ano passado a companhia tinha lançado já a Quantum Experience, acessível gratuitamente a qualquer pessoa. Tem sido usada por investigadores um pouco por todo o mundo para criarem algoritmos quânticos, mesmo sem terem acesso a um computador com essas caraterísticas, já que podem recorrer ao computador quântico de 5 qubits que a fabricante tem instalado no seu centro de investigação em Nova Iorque.
 
“Queremos que as pessoas sejam capazes de programar os seus próprios algoritmos e de aprender o que significa fazer computação quântica”, explicava na altura Jerry M. Chow, responsável pelo projeto.

A grande promessa da computação quântica é acelerar em muito as capacidades dos computadores atuais, explorando propriedades de mecânica quântica. Os bits quânticos, ou qubits, podem assumir diferentes estados em simultâneos e ir por isso muito além do que permite a computação dita tradicional. Aí cada bit guarda um 1 ou um 0 de informação, na computação quântica cada bit pode ter uma destas informações, ou ambas em simultâneo.

Além da IBM, que há vários anos está envolvida em investigações nesta área, outras empresas e vários centros de investigação estão a fazer o mesmo e a tentar explorar e direcionar todo o potencial da computação quântica para objetivos concretos. Com este anúncio a IBM quer dar mais um passo neste sentido. Neste vídeo a empresa explica o desafio dos últimos anos, na construção de um computador quântico.