A Lenovo também levou novidades à IFA deste ano e a maior de todas elas é provavelmente a mais pequena.

Logo no primeiro dia de feira, a tecnológica chinesa apresentou o novo Yoga Book, um portátil superleve e superfino que dispensa qualquer teclado para se tornar num dos equipamentos mais versáteis do mercado.

No lugar das teclas, a Lenovo decidiu incorporar uma prancha tátil com mais de 2.000 níveis de pressão que revela um teclado luminoso sempre que precisar dele. No entanto, o maior atrativo deste componente é o facto de permitir que se escreva sobre ele, direta ou indiretamente.

Na prática, a superfície funciona tal e qual uma mesa de desenho onde é possível digitalizar qualquer rabisco. E mesmo que seja um utilizador mais retro e o papel seja a sua ferramenta de eleição, não se preocupe porque se escrever sobre uma folha debruçada nesta superfície, o Yoga Book consegue digitalizar na mesma.

Ao mercado vão chegar duas versões: uma com Windows 10 e outra com Android Marshmallow com atualização para Nougat confirmada. No entanto, ambas vão apresentar exatamente as mesmas especificações: ecrã Full HD IPS de 10.1 polegadas, processador Intel Atom x5-Z8550, 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno expansível.

No tempo que passámos com este gadget o design minimalista e a portabilidade saltaram à vista. Com menos de 700 gramas de peso e cerca de 10 milímetros de espessura esta será uma das opções mais leves do momento. A superfície digital foi sempre responsiva mas, por outro lado, para o utilizador que der mais importância e tempo de atenção a um teclado, esta pode não ser a melhor opção dada a ausência de teclas físicas. Mas se o seu trabalho passar pelas artes gráficas e pelo design, esta é certamente uma proposta a considerar.

Os novos Yoga Book vão chegar ao mercado já no próximo mês de outubro e irão custar 499 euros (versão Android) e 549 euros (versão Windows).

Esta foi apenas uma das novidades apresentadas na IFA 2016. Veja outras aqui

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.