Cinco das maiores empresas na área da imprensa escrita dos EUA anunciaram esta semana uma parceria para combater a hegemonia da Amazon e do seu leitor de ebooks no que respeita à distribuição de conteúdos. A nova tecnologia deverá permitir ter conteúdos a cores que possam ser lidos em vários dispositivos.

A notícia foi avançada pela imprensa internacional que cita um comunicado das empresas envolvidas no projecto: Time Inc, News Corp, Hearst Corp e Meredith Corp.

O objectivo é desenvolver uma nova forma de apresentar as publicações em formato digital, que permita rivalizar com a Amazon, que fornece conteúdos apenas compatíveis com o seu leitor de livros electrónicos, o Kindle.

Uma das novidades passa pela aposta nas cores, ao contrário do tradicional cinzento usado pela Amazon, e em transportar para a versão digital o aspecto que caracteriza cada uma das publicações. Vídeos, jogos e redes sociais são também possibilidades em cima da mesa, reporta a Associated Press.

Outro dos destaques vai para a democratização na distribuição das versões digitais das publicações, que deverão ser disponibilizados para vários leitores e outros suportes, como tablets e smartphones.

A ideia é criar uma aplicação que proporcione uma experiência de leitura "imersiva" que tire partido de vários dispositivos do mercado, explicou John Squires, um dos responsáveis pelo projecto.

As empresas envolvidas esperam estar em condições de começar a disponibilizar conteúdos no novo formato ainda em 2010 e a tecnologia poderá ser adoptada também pelos editores que não participam no projecto, adiantaram os responsáveis.