No ano passado o mercado europeu de software cresceu 15%, um feito para um ano de turbulência económica, tendo sobretudo em conta que o crescimento foi o maior dos últimos 20 anos.

Para a IDC isso traduziu a resiliência da procura, contratos mais extensos no tempo que em anos anteriores, a vinculação aos parceiros existentes, mas também o aumento no preço das licenças, resultado da inflação.

Este ano, espera-se um crescimento mais modesto, mas ainda assim com uma forte dinâmica de crescimento em diversas áreas. A previsão da consultora é que a despesa com software no mercado europeu cresça 11,7%, refletindo cautela nos investimentos, em todos os sectores. Até 2027, em média, deverá rondar os 12% ao ano.

Segundo a IDC, no entanto, algumas áreas vão crescer muito acima desse valor. As plataformas de inteligência artificial, mais do que qualquer outra, deverão crescer a uma taxa anual de 41% - em 2027 estima-se que o mercado de software com IA valha 16 vezes mais que em 2018.

Inteligência artificial acelera crescimento do mercado de software na Europa até 2027
créditos: IDC

O middleware para integração e orquestração será o segundo segmento de crescimento mais rápido no mercado europeu de software (24%), seguido de ferramentas de qualidade e gestão do ciclo de vida, associadas ao desenvolvimento de software (20%).

O desenvolvimento de aplicações, que antes da pandemia liderava o crescimento do mercado de software na Europa, surge agora apenas como a quarta área em termos de volume de investimento. 

Até 2027 a IDC diz que o investimento em software na área da segurança continuará a crescer rapidamente e prevê o mesmo em relação à procura de ferramentas usadas por programadores e especialistas em integração.

"A integração de aplicações, as transacções comerciais e a tomada de decisões automatizada - incluindo a análise preditiva e prescritiva - são áreas de crescimento atualmente, e esperamos que a procura se mantenha estável ou aumente nos próximos cinco anos, sustentada por uma capacitação maciça de IA", defende Tomas Doktor, manager da equipa de pesquisa da IDC na Europa

"As novas capacidades e serviços baseados na IA generativa abrirão oportunidades de diferenciação competitiva e de crescimento das receitas para os fornecedores que consigam disponibilizar essas soluções com a segurança e o governance adequados", acrescenta o responsável.

Os dados constam do IDC Worldwide Semiannual Software Tracker, uma previsão a cinco anos que considera 54 geografias e 81 segmentos do mercado de software.