O Laboratório de Propulsão a Jato da agência espacial norte-americana está envolvido num projeto que pretende casar a Inteligência Artificial com a Internet das Coisas. O objetivo é desenvolver tecnologia que torne mais seguras as missões dos bombeiros. Com o nome AUDREY (Assistant for Understanding Data through Reasoning, Extraction, and sYnthesis), esta é uma iniciativa que conta com a participação da NASA e do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.

A NASA explica que esta tecnologia fornece informações sobre o espaço circundante e facilita as comunicações entre os operacionais, aumentado a sua segurança no terreno e a probabilidade de sucesso das operações.

A AUDREY pode ainda ser utilizada por forças policiais, paramédicos e todos os corpos de segurança e proteção civil, por exemplo, através da sua integração com dispositivos wearables embutidos nas suas fardas. À medida que vai obtendo dados sobre determinada operação, esta tecnologia vai “aprendendo” e apresentando soluções em tempo real para problemas que surjam ao longo da missão, facilitando o trabalho das forças de segurança e proteção. Assim, a AUDREY aumenta a probabilidade de sucesso das operações e a segurança dos agentes.

Um dos investigadores envolvidos no projeto, Edward Chow, explica que a AUDREY pode vir a ser “o anjo da guarda” destes operacionais.

A tecnologia está em desenvolvimento desde dezembro de 2015 e já foi testada num ecossistema virtual, mas segundo Chow, dentro de um ano os testes devem passar para o terreno.