A Microsoft não quer perder a guerra dos browsers que se tem vindo a intensificar nos últimos meses e, apesar do Internet Explorer 8 ainda estar "a aquecer", já tem na calha a versão 9 do navegador Web, que a empresa garante trazer mais rapidez na apresentação de conteúdos.

A nova versão foi mostrada esta semana na conferência de programadores (PDC - Professional Developers Conference) e no blog oficial da equipa do IE são apresentadas de forma detalhadas as linhas de orientação para o desenvolvimento do novo Internet Explorer, assim como alguns dados comparativos com versões anteriores e com browsers concorrentes.

Uma das apostas da empresa, que tem colocado grandes recursos ao serviço do Internet Explorer, é a aceleração da apresentação de conteúdos através de hardware, com a utilização de APIs DirectX que permitem mover a renderização de textos e de imagens para a placa gráfica em vez de ficarem dependentes do processador.

A utilização do interface Direct2D em vez do GDI (Graphical Device Interface) traz ganhos ao nível da performance que poderão ser visíveis em muitos sites sem ser necessário mexer nos standards e na garantia de suporte para todos os browsers, garantem os responsáveis pelo desenvolvimento.

A interoperabilidade entre browsers tem também sido uma das linhas de orientação da Microsoft que tem contribuido para o desenvolvimento de standards HTML.