A consagração dos videojogos enquanto modalidade olímpica pode acontecer já em 2024. Segundo conta a ESPN, citando a Associated Press, o presidente do comité de propostas olímpicas para os jogos de Paris vai reunir-se com vários representantes da indústria dos eSports e com o Comité Olímpico Internacional (IOC) para discutir a hipótese.

Recorde-se que os Jogos Asiáticos de 2022 já vão contar com competições de videojogos, como foi anunciado no passado mês de abril. Em 2018, no entanto, os eSports vão já marcar presença num evento desportivo, os Asian Indoor and Martial Arts Games.

"Temos de o considerar porque não podemos simplesmente dizer, 'não somos nós, são as olimpíadas'", disse Tony Estanguet durante uma entrevista com a Associated Press. "A juventude está interessada nos eSports e neste tipo de coisas. Vamos olhar para o assunto. Vamos reunir-nos com eles. Vamos tentar descobrir pontes", acrescentou.

O presidente afirmou ainda que um torneio com características digitais deve ser considerado um desporto legítimo se os Jogos Olímpicos quiserem manter-se relevantes para as próximas gerações de possíveis fãs.

O programa desportivo para 2024 vai começar a ser delineado em 2019, mas a decisão acerca da introdução de novos desportos só deverá ser tomada em 2020. O IOC, no entanto, terá a última palavra a dizer no que toca a este assunto.

Relativamente aos videojogos que poderão figurar nas olimpíadas de Paris, ainda nada foi dito. Os torneios internacionais de maior interesse, no entanto, podem ser uma boa pista para aquilo que será ponderado em primeiro lugar. League of Legends, Overwatch, FIFA e Dota serão, por isso, das propostas mais fortes em cima da mesa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.