O desafio tinha sido lançado há pouco mais de um mês e previa a participação no IoT Challenge, um concurso onde se pretendia por à prova a capacidade de desenvolvimento nas áreas do Machine to Machine (M2M) e da Internet das Coisas (IoT).

A "prova" decorreu nos últimos dois dias e contou com 16 projetos com aplicações em áreas tão diversas como soluções comunitárias, com impacto nas cidades, sistemas ambientais, de energia, de saúde e de telecomunicações, mas também soluções mais personalizadas, como recursos antitabágicos ou dispositivos para controlo de automóveis. Todas já bastante maduras e muito mais à frente do que a simples fase de conceito.

No final o júri acabou por selecionar 4 vencedores, que vão ter oportunidade de levar as suas soluções e ideias ao Web Summit, que vai decorrer em Lisboa entre os dias 7 e 10 de novembro, reunindo mais de 50 mil participantes de 150 países. 

Os vencedores do IoT Challenge são o EOT da Genoa Spark, com dispositivos de monitorização wireless para utilities, o NESTO da IOTA dedicado à monitorização do nível de gás em tempo real, o Trigger.systems para monitorização ambiental da EngiRega e o Sistema de monitorização florestal, com um sistema de monitorização em tempo real das condições climatéricas e envio de alertas.

Todos os 16 participantes vão ter condições especiais no acesso a serviços IoT da PT Empresas para desenvolverem os projetos, e os vencedores recebem ainda passes Alpha para o Web Summit. Têm também acesso gratuito ao exame para Certificação Developer ThingWorx (Developer Associate Exam) e presença na conferência da Productized.

Recorde-se que a PT Empresas desenvolveu um serviço para ajudar as empresas na construção e gestão das suas soluções IoT. Além da conetividade e do portal web de selfcare, o IoT Place permite desenvolvimento de soluções IoT, facilitando o acesso a equipamentos e a aplicações do seu ecossistema de parceiros.

Nota de Redação: Foi corrigida uma referência nos projetos vencedores e acrescentada a galeria de imagens.