Os alunos do ensino secundário poderão, durante a próxima semana, aprender a construir e programar robôs, com os quais participarão depois numa "mini-competição" contra outras equipas de participantes.

"A partir de um kit, cada grupo de alunos irá construir e programar o seu próprio robô, que estará preparado para seguir uma pista, identificando 'vítimas' pintadas sobre a mesma e evitando obstáculos", explica o Instituto de Sistemas e Robótica do IST, que dinamiza a iniciativa.

As regras a seguir serão as usadas no RoboCupJunior Search and Rescue e que regem outras iniciativas semelhantes e competições de robótica de nível pré-universitário, tanto a nível nacional como internacional.

Segundo Rodrigo Ventura, professor responsável pela organização local da Oficina de Robótica, o principal objectivo da Oficina de Robótica é "através da construção de um robô, familiarizar os participantes com vários aspectos ligados à Ciência e Tecnologia, tais como o controlo, as comunicações, a física, a matemática, a programação, a energia e autonomia".

A Oficina de Robótica, que terá lugar nas instalações do Instituto Superior Técnico da Alameda (Lisboa) decorre entre 25 e 29 de Julho, integrada no âmbito da edição de 2011 dos Estágios Ciência Viva INCISTA.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.