A Lenovo está na cidade alemã de Colónia para a 8ª edição da Gamescom e já apresentou as suas primeiras novidades para o segmento dos videojogos.

Esta terça-feira, a empresa revelou dois computadores concebidos a pensar nos gamers e que dão resposta à tendência de crescimento dos conteúdos de realidade virtual.

Apesar de serem dektops puros, a Lenovo quis desenhar estes IdeaCentre Y710 Cube e IdeaCentre AIO Y910 com características de portabilidade a servir de base. A ideia não é que o utilizador possa transportá-los como computadores portáteis, mas sim que possa levá-los entre várias estações de jogo sem grande dificuldade, tornando a "economia de espaço numa realidade palpável".

O primeiro modelo, o IdeaCentre Y710 Cube, consegue-o de maneira diferente do AIO Y910. Para estimular a portabilidade do equipamento, a Lenovo colocou-lhe uma pega e construi-o de forma a pesar apenas 7,4 Kg. Este cubo vem apetrechado com a mais recente placa gráfica NVIDIA GeForce GTX 1080, processador Intel Core i7 de 6ª geração e 32GB de RAM DDR4 que, de acordo com a tecnológica, permitem ao IdeaCentre Y710 Cube lidar confortavelmente com jogos em 4K, realidade virtual e streaming de elevada qualidade.

O PC integra ainda a tecnologia Killer DoubleShot Pro Wi-Fi para assegurar uma excelente qualidade de ligação à rede, essencial para os jogos online, Windows 10 Home, Dolby Audio e até 2TB de armazenamento interno HDD ou 256GB SSD.

De forma a potenciar o novo sistema transversal de jogo da Windows (entre Xbox e PC), o Cube pode até incluir um recetor wireless Xbox One (com capacidade máxima para oito comandos sem fios) e um comando da consola.

No IdeaCentre AIO Y910 a portabilidade é assegurada através da compacidade da lógica all-in-one que aqui se materializa apenas num ecrã Quad HD de 27 polegadas com uma resolução de 2560x1440 e uma taxa de atualização de 144Hz com um tempo de resposta de 5ms. Este PC integra uma placa gráfica NVIDIA GeForce GTX 1080 ou AMD Radeon RX 460, tal como um processador Intel Core i7 de 6ª geração. A RAM DDR4 pode ir até 32GB e os valores do armazenamento interno são de 2TB HDD ou 256GB SSD. A tecnologia Killer DoubleShot Pro Wi-Fi também marca presença neste equipamento e o som fica a cargo dos altifalantes estéreo Harman Kardon de 5W.

A empresa realça ainda que apesar deste AIO Y910 ser um all-in-one não deixa de ser possível atualizar os seus componentes diretamente na traseira do ecrã.

O IdeaCentre AIO Y910 estará disponível a partir do próximo mês de setembro de 2016 com preços a começar nos 1799 euros. O IdeaCentre Y710 Cube, por sua vez, será disponibilizado ainda este mês com preços a começar nos 899 euros.