Chegam em Dezembro os novos computadores ThinkCentre M58 e M58p, máquinas que, juntamente com o serviço Asset Recovery Services, pretendem marcar o reforço do compromisso da Lenovo com o ambiente.

Apresentados pela fabricante como os seus computadores desktop mais ecológicos, seguros e fáceis de gerir até agora lançados, os novos ThinkCentre M58 obtiveram a classificação "EPEAT Gold", elevando para 24 os modelos ThinkCentre da Lenovo com esta certificação da Electronic Product Environmental Assessment Tool.

Os novos modelos contam igualmente com a certificação GREENGUARD para crianças e escolas, que tem em conta a maior sensibilidade dos mais pequenos às substâncias contaminantes.

O M58 e o M58p inclui uma nova tecnologia ThinkVantage denominada Power Manager4 que, segundo a Lenovo, permite poupar energia, uma vez que permite aos administradores de sistemas monitorizarem e controlarem de forma remota a quantidade de electricidade consumida pelos equipamentos dotados desta solução dentro do parque de PCs.

Os modelo são também as primeiras máquinas ThinkCentre compatíveis com Hardware Password Manager, que permite supervisionar as chaves de utilizador, BIOS e unidades de disco rígido. O Hardware Password Manager vai estar disponível em Abril de 2009 e requer um software adicional.

Os ThinkCentre M58 e M58p serão comercializados em Portugal no mês de Dezembro a partir de 460 e 530 euros (valores sem IVA), incluindo uma garantia de três anos.

A par dos novos desktop, a Lenovo está a apresentar às empresas um serviço para a gestão de PCs em final de vida útil. De acordo com a febricante, os Asset Recovery Services (Serviços de Recuperação de Activos) incluem a recolha das máquinas, restauro, reciclagem e destruição dos dados que contêm.

Este serviço oferece igualmente aos clientes uma provisão de devolução de fundos para compensar o custo do serviço. "Transcorrido um período típico de três anos, o cliente pode beneficiar de uma devolução de entre 10 e 15 por cento do preço de aquisição do computador", refere a Lenovo num comunicado enviado à imprensa.

Os Lenovo Asset Recovery Services já estão disponíveis para empresas da região EMEA e também podem dar suporte a operações internacionais em 43 países. O preço do serviço é determinado através de um orçamento personalizado e varia em função das necessidades de cada cliente, explica a fabricante.