Estão em plena produção os participantes do SAPO Codebits que responderam este ano novamente ao desafio do Sapo e entraram na maratona de programação que se estende até amanhã. São 24 horas para produzir um projecto e 90 segundos para o fazer valer frente a um júri que escolherá as melhores ideias.

A iniciativa do Sapo conseguiu juntar este ano cerca de 500 participantes na LX Factory, em Lisboa, que durante três dias assistem a várias apresentações e palestras e aderiram à Maratona de programação, intervalando o trabalho com outras acções programadas como um Quizz Show, um jogo de Rock Band e construção de máquinas Arcade. A maratona de programação é uma peça central, até porque se pretende que muitas das ideias possam concretizar-se em projectos.

Foi o que aconteceu com o BookWorms, que surge de uma ideia que ganhou o prémio no ano passado e que estreia hoje o site de partilha de livros, ainda em versão beta. O contrato comercial do BookWorms, com o Sapo foi assinado hoje e é o primeiro passo para a materialização do projecto.

Pedro Sousa, um dos responsáveis pelo projecto, explicou ao TeK que o site estreia agora uma beta privada, aberta à inscrição dos utilizadores, e vai depois fazer um teste controlado com cerca de 5 centenas de pessoas. Em meados do mês de Dezembro deve ser lançada a versão final.

Mais Universidades com o SAPO

No âmbito do Codebits o Sapo assinou ainda uma parceria com mais três Universidades, que se soma à que tinha sido assinada no ano passado com a Universidade de Aveiro.

A Universidade de Coimbra, Minho e Porto entram no acordo que pretende assegurar o desenvolvimento de projectos na área de TI e se concretiza na captação de talentos e no desenvolvimento de trabalhos académicos nos Laboratórios Sapo, que serão criados através desta parceria.

Recorde-se que o motor de busca Sspo nasceu na Universidade de Aveiro. A empresa mantém uma parceria próxima com esta instituição onde possui um laboratório.