A intenção das duas empresas é ter tudo pronto para arrancar com um serviço de transporte em áreas urbanas a partir de 2020, mais precisamente uma frota de táxis-robots.
Em comunicado informa-se que as empresas vão colaborar no desenvolvimento de software de condução autónoma de nível 4, que requer intervenção humana em determinadas situações, e de nível 5, totalmente sem condutor.
Neste contexto, está também previsto o lançamento de uma aplicação, quando é mencionado que os futuros clientes poderão usar os seus smartphones para requerem este serviço dentro de uma determinada área geográfica.
A Mercedes é o mais recente membro do conjunto de fabricantes automóveis que tem planos para a prestação de serviços com veículos autónomos, depois de a Ford ter revelado intenções idênticas, em fevereiro. No caso da empresa norte-americana, houve a compra da startup Argo AI para aperfeiçoar o software de condução autónoma que já estava em desenvolvimento.
A Ford já tinha anunciado planos para lançar veículos sem condutor em 2021, sendo que o primeiro objetivo da marca será comercializar carros de ambiente urbano para serviços de aluguer, ao estilo táxi.
Em estrada já andam alguns projetos do género, como o da Waymo, da Google, ou mesmo a Uber – que há pouco tempo teve de estacionar por alguns dias a “frota piloto” devido a um acidente.
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