No passado mês de maio, Yves Guillemot anunciava o fim das consolas enquanto aparelhos renováveis. Numa conferência que a Ubisoft organizou para analistas e investidores da empresa, o CEO comentava que "os jogos vão passar a ser jogados com recurso ao streaming" e que, por isso, "não vamos precisar de hardware a intermediar o jogo e o jogador".

A ideia parece distante. A Sony está prestes a lançar uma consola com suporte para 4K, a Microsoft lançou recentemente a Xbox One S e já anunciou a Project Scorpio para um futuro breve. A Nintendo, por sua vez, estreia em 2017 a nova NX e foi à E3 deixar água na boca dos gamers com horas e horas de conteúdos sobre o novo Zelda.

No entanto, a ideia de que o streaming dominará a indústria dos videojogos parece ser um garante entre os profissionais do sector.

Esta quarta-feira, Aaron Greenberg, chefe do departamento de marketing da Xbox, deu corpo à ideia de que as consolas estarão perto do fim. Em entrevista ao Engadget, em que falou acerca do futuro do gaming, Greenberg sublinhou que a lógica de renovação a que temos assistido nas últimas décadas na indústria, está prestes a cair.

"Nós achamos que o futuro será feito sem gerações de consolas", comentou o norte-americano. Com a Project Scorpio, Greenberg diz que a Microsoft está praticamente a dizer "que esta não é uma nova geração; tudo o que os jogadores têm vai expandir-se no tempo e continuar a funcionar" de forma a dar continuidade à comunidade e à biblioteca de jogos criada nos últimos anos.

"Vamos aprender com isto e ver no que é que vai dar. Se os jogos corresponderem, o que eu acho que vai acontecer, acho que vai mudar a forma como pensamos no futuro do gaming", rematou Greenberg.

Com esta opinião, fica claro que as marcas estão prestes a reinventar a forma como comercializam os seus sistemas. Seja com um chip capaz de transmitir jogos em streaming ou com famílias alargadas de consolas capazes de rodar os mesmos jogos, algo fica claro com os contributos de Guillemot e Greenberg: algo vai mudar muito em breve na indústria dos videojogos.