A Microsoft anunciou uma nova estratégia para o segmento de segurança informática. Com intenções de dar um passo de gigante face à sua actual política, a empresa admitiu que a partir da segunda metade do próximo ano passará a integrar juntamente com o sistema operativo Windows o seu próprio antivírus e de forma gratuita.

O software, que tem um nome provisório de Morro, é compatível com XP, Vista e o próximo Windows 7, fornecerá protecção contra malware, vírus, spyware, troianos e rootkits e foi desenhado para consumir o mínimo de recursos possível, o que garante o seu funcionamento em computadores mais antigos, ligações de baixa velocidade ou até plataformas de baixo custo dedicadas a mercados emergentes.

A intenção da Microsoft é utilizar o Morro para substituir o seu serviço OneCare, um programa pago de suporte remoto, actualmente á disposição dos utilizadores Windows.

Desde há dois anos, o OneCare é vendido para suporte a até três computadores por um preço de 49,95 dólares anuais. À margem da segurança oferece outras capacidades, como backups remotos e opções de optimização do PC.

Na teoria, a decisão da Microsoft de oferecer este serviço de forma gratuita está relacionado com a quantidade de computadores que não incluem qualquer sistema de protecção inserido. Em mais de 50 por cento dos casos, os computadores ligados à Internet não têm qualquer protecção ou, os que têm, não estão actualizados.