A Microsoft anunciou que no primeiro mês do Windows 8 foram vendidas 40 milhões de licenças do sistema operativo. O número foi revelado na terça-feira por Tami Reller, líder de marketing e diretora financeira da divisão Windows, num encontro com analistas e investidores.

Numa publicação no blogue oficial, a Microsoft garante que as vendas do novo sistema operativo estão a superar as vendas do Windows 7. Este indicador pode ser justificado pelo preço mais baixo que a Microsoft está a praticar na venda inicial do Windows 8, comparativamente ao lançamento do Windows 7.

Nos primeiros números revelados, a Microsoft afirmou que em quatro dias foram comercializadas quatro milhões de licenças do Windows 8. A empresa de Redmond diz ainda que o número de aplicações disponíveis na Windows Store duplicou desde que o novo sistema operativo está à venda.

Os dados divulgados pela Microsoft não revelam por completo o sucesso ou insucesso que o lançamento do Windows 8 pode estar a ser. Não é feita a especificação entre número de licenças adquiridas através de upgrades, o número de licenças adquiridas por privados ou empresas, ou até o número de licenças adquiridas por parte das fabricantes parceiras.

Por revelar ficaram também os números relativos à venda dos tablets de marca própria, os Microsoft Surface, e da versão Windows RT. Em declarações anteriores, o diretor executivo da Microsoft, Steve Ballmer, disse que o número de dispositivos vendidos estava abaixo das expectativas.

O ano de 2012 está a ser um ano de grandes mudanças e novas apostas na Microsoft. Na opinião dos executivos da empresa, o lançamento do Windows 8 é o mais importante na história recente da empresa. A gigante norte-americana decidiu ainda pela primeira vez fabricar o seu próprio hardware e remodelar o Windows Phone, a suite Office e o serviço de email, tudo em nome da tendência dos dispositivos móveis e sensíveis ao toque.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico