A empresa privada Moon Express planeia ter o seu projeto a funcionar até 2020. Com a ajuda dos MX Robotic Explorers, a empresa espera criar uma espécie de frota robótica capaz de explorar e transportar materiais no Polo Sul da Lua, com o objetivo final de conseguirem ter alguns robots permanentes na superfície lunar a explorar o solo.

Esta é a primeira vez que a Moon Express revela detalhadamente os seus planos e como planeia ao certo explorar o solo lunar. A empresa vai começar por utilizar o MX-1E, um robot capaz de transportar até quase 30 quilogramas sozinho, e no qual a empresa está ainda a trabalhar. O equipamento será ainda capaz de, depois de aterrar, percorrer a superfície lunar autonomamente.

O MX-1E deve ser lançado para o espaço no topo do foguete experimental Electron, fabricado pela startup Rocket Lab e vai entrar no Google Lunar X Prize, uma competição internacional que pretende desafiar os concorrentes a serem os primeiros a fazerem aterrar um robô privado na superfície da Lua.

tek moon express

No total a empresa tem planos para fazer aterrar, pelo menos, mais três robôs diferentes. O MX-1E é o mais modesto de todos, sendo que estão planeados modelos mais complexos e de maiores dimensões (o MX-2, o MX-5 e o MX-9). Os três equipamentos são suportados por um motor amigo do ambiente e podem ser utilizados como pontos de aterragem, para orbitarem em torno da Lua ou mesmo para se deslocarem mais a fundo no espaço.

O MX-9 vai conseguir, inclusivamente, carregar um dos modelos mais pequenos (MX-1E) até à superfície lunar para que depois este possa transportar, sozinho, diversos materiais para a Terra.

Qualquer um dos robots pode ser utilizado para extrair a água/gelo no Polo Sul lunar que poderá vir a ser utilizado como combustível para as naves. O primeiro robot ainda está a ser desenvolvido mas espera-se que fique completo ainda este ano.