O dataset agora disponibilizado conta com 400 mil gravações e mais de 500 horas de comandos de voz, que resultaram do contributo de 20 mil pessoas nos últimos meses.

Está disponível gratuitamente para programadores e empresas ou outros interessados que queiram incluir suporte a comandos de voz nas suas aplicações, produtos e serviços.

“Há poucos serviços comerciais de reconhecimento de voz de qualidade disponíveis, dominados por um pequeno número de grandes empresas”, escreveu o vice-presidente de estratégia de tecnologia da Mozilla, Sean White. “Na Mozilla, estamos muito entusiasmados com o potencial do reconhecimento de voz. Acreditamos que esta tecnologia pode e irá gerar uma onda de produtos e serviços inovadores, e por isso deve estar disponível para todos”.

O objetivo da Mozilla com a disponibilização para domínio público do dataset é contribuir para que os futuros sistemas de voz - como o seu próprio DeepSpeech - possam compreender com fluidez uma ampla variedade de tipos de fala e sotaques. Refira-se que o DeepSpeech tem uma taxa de erro por palavra de aproximadamente 6,5%, um valor considerado muito positivo face aos 10% estabelecidos inicialmente pela empresa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.