Até ao início de 2013 a NASA prevê lançar três pequenos satélites low-cost, baseados em telemóveis comerciais com sistema operativo Android, no âmbito de um projeto denominado PhoneSats.


O objetivo da agência norte-americana é criar uma série de satélites com baixos custos de desenvolvimento - cerca de 3.500 dólares cada -, que aproveitem as tecnologias comerciais atualmente disponíveis, ao nível da velocidade de processamento, da versatilidade dos sistemas operativos, dos sensores em miniatura, das câmaras HD e dos recetores de GPS, por exemplo. Características que a NASA defende estarem já disponíveis em telemóveis comerciais, sem necessidade de efetuar modificações.


Num comunicado colocado no seu site, a NASA refere que "esta abordagem permite aos nossos engenheiros verificar quais as capacidades que as tecnologias comerciais conseguem fornecer, em vez de tentarmos criar soluções tecnológicas novas para alcançar as nossas necessidades".


O projeto prevê a construção de um primeiro protótipo denominado PhoneSat 1, baseado num smartphone HTC Nexus One que atuará como o computador de bordo. De acordo com a NASA, os sensores do terminal terão a função de orientar o satélite, enquanto a câmara será usada para observação da Terra. Na primeira viagem de teste, o PhoneSat 1 terá como missão permanecer no espaço durante um "curto período de tempo", enviando fotos da Terra e informações sobre o próprio estado de funcionamento.

[caption]Nome imagem[/caption]


O Phone Sat2, por seu lado, estará baseado num Samsung Nexus S com Android. A agência espacial norte-americana refere que a ideia é aproveitar a maior velocidade de processamento deste terminal, bem como as ligações de rádio na frequência entre os 2GHZ e os 4GHZ (S-Band) para controlar o satélite, os painéis solares e o recetor GPS a partir da Terra.


O terceiro satélite PhoneSat terá como base os resultados dos testes com as duas primeiras versões e deverá ser lançado em 2013.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico