A partida do satélite SWOT da Base da Força Aérea de Vandenberg , na Califórnia, está prevista para abril de 2021, a bordo de um foguetão Falcon 9 da SpaceX, a empresa espacial do multimilionário Elon Musk.

A missão pretende analisar os rios, lagos, mares e oceanos do planeta Terra e recolher dados detalhados acerca das transformações sofridas ao longo do tempo. Estas informações vão permitir aos cientistas desenvolver estratégias mais precisas no que toca à gestão dos recursos de água doce e consumível, bem como no que diz respeito à previsão meteorológica e aos fenómenos climáticos.

De acordo com informações oficiais da NASA, a missão requer um esforço financeiro de aproximadamente 112 milhões de dólares.

Explica a agência espacial norte-americana que o SWOT vai analisar cerca de 90% das massas de água terrestres duas vezes a cada 21 dias.

O satélite, dedicado ao estudo da Terra, será construído conjuntamente pela NASA e pela agência espacial francesa CNES.

Vale a pena relembrar que, ainda esta semana, um conselheiro do presidente-eleito Donald Trump, Bob Walker, afirmou que é da vontade da nova Administração cortar o financiamento dos projetos da NASA que se debrucem sobre investigações acerca da Terra e de fenómenos climáticos. Estas verbas serão redirecionadas para o fortalecimento dos esforços de exploração espacial, diz Walker.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.