Não é nenhuma novidade que os crackers tiram partido das principais épocas festivas para enganar os utilizadores menos cautelosos. O PandaLabs, da Panda Security, emitiu um alerta de uma nova variante do Koobface.GK que usa como chamariz um vídeo de votos de Boas Festas e está a ser difundido através do Facebook.

A crescente popularidade da rede social justifica cada vez mais a sua utilização para estes ataque. O Koobface, cujo próprio nome é um anagrama de Facebook, foi desenhado para atacar as redes sociais, existindo variantes para o MySpace,hi5, Bebo, Friendster e Twitter.

Neste caso os links para o worm estão a ser difundidos através da Wall do Facebook, um mural onde os utilizadores publicam as suas mensagens, apontando para um suposto vídeo no YouTube com votos de Boas Festas, mas cuja página é falsa.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A visualização do vídeo ou o click num link dessa página, leva à transferência do worm e à sua instalação, sendo apresentada uma imagem para confirmação com o sistema CAPTCHA. Se não for introduzida correctamente a palavra de confirmação o sistema ameaça reiniciar o computador em três minutos.

Segundo a Panda, apesar disso não acontecer torna-se impossível continuar a utilizar o computador.

No caso da palavra de confirmação ser introduzida com sucesso o worm regista um novo domínio em que o vídeo será alojado antes de continuar a ser distribuído.

Na lista de malware especialmente "vestido" para o Natal está o MerryX.A, um troiano que surgiu em 2005 e infectou mais de 50 mil computadores em apenas uma semana. A família de vírus Navidad está também no top dos vírus que causaram mais estragos.

Ainda na semana passada o TeK publicou uma sugestão que fazia algumas recomendações sobre a forma dos utilizadores se protegerem dos perigos que surgem na Internet nesta época, entre os quais se contavam os vírus e worms.