A Nintendo continua a adiar o anúncio da sucessora da sua consola Switch, quebrando os timings habituais do seu ciclo de vida. A futura consola tem sido alvo de diversos rumores, um deles que os planos de lançamento tinham sido adiados para 2025. Os bons resultados de vendas do modelo atual e o alinhamento forte de títulos lançados ao longo do ano tiveram impacto nessa decisão de adiamento, agora confirmado pelo próprio presidente da Nintendo.

Shuntaro Furukawa utilizou a conta oficial da Nintendo na rede social X para explicar que o anúncio da sucessora da Switch será feito ainda durante este ano fiscal, que neste caso acaba no fim de março de 2025. Isso significa que dificilmente será lançado antes de abril, ou seja, o início do próximo ciclo fiscal da empresa. “Terão passado cerca de nove anos desde que anunciamos a existência da Nintendo Switch em março de 2015”, dando uma breve estimativa de quando será revelada a esperada consola.

O presidente da Nintendo refere ainda que no próximo mês de junho vai realizar um Nintendo Direct focado no alinhamento de jogos para a Switch para a segunda metade de 2024. E esclarece que não haverá menção à nova consola nessa apresentação.

Ao contrário do anterior trimestre, que registou resultados financeiros relativos de abril a dezembro de 2023, com os lucros da Nintendo a aumentarem 17,9%, impulsionado pelas vendas da consola; as previsões da empresa antecipam um abrandamento na venda de consolas Switch. A empresa tinha projetado em alta as vendas para 15,5 milhões de unidades para este ano fiscal, mas as previsões são agora mais conservadoras, para 13,5 milhões de unidades. As receitas vão cair 19% e os lucros líquidos também vão cair 39%, nas suas previsões, refere o The Verge.

Relativamente aos rumores sobre a Switch 2, os seus comandos Joy-Con poderão ter um sistema magnético de fixação no corpo da consola e que o seu ecrã poderá ser maior, a apontar para as 8 polegadas, mas em LCD. Um dos pontos mais importantes é a retrocompatibilidade da consola, com um rumor a referir que os estúdios vão poder atualizar e melhorar os jogos atuais para correrem no próximo modelo.

Não se esperando hardware de topo, para competir com a PS5 e Xbox Series X, a próxima consola poderá ter especificações próximas de uma PS4 e Xbox One. Espera-se um chip personalizado da Nvidia, 8 GB de RAM LPDDR5, 64 GB de armazenamento eMMC, uma bateria com mais capacidade e suporte a DLSS 2. O atual comando Pro Controller será também compatível com a nova consola.