A Noruega continua determinada em conquistar um lugar na vanguarda das alternativas à mobilidade convencional. O Executivo de Oslo quer aprovar uma lei que torne legal os testes públicos de veículos que integrem tecnologias de condução autónoma.

A informação é avançada pela Reuters, que acrescenta que o governo faz tenções de ratificar esta lei durante a primavera do próximo ano e que a Noruega é um dos maiores mercados da Tesla, fabricante de carros autónomos e veículos elétricos.

Ainda este mês, números divulgados pela Associação Norueguesa de Veículos Elétricos mostravam que 3% de todos os automóveis que circulam neste país nórdico são movidos a eletricidade, ou seja, cerca de 100.000 carros.

Segundo consta, esta aproximação às “tecnologias limpas” é uma tática que vai permitir ao governo reduzir a sua dependência externa de combustíveis fósseis.

Citado pela agência noticiosa britânica, o ministério norueguês com a tutela dos transportes e das comunicações explica que a lei pretende enquadrar legalmente os testes de veículos que se conduzem sozinhos na Noruega.

Mas frisa que apenas as tecnologias de condução autónoma que demonstrem ser confiáveis é que serão aprovadas e integradas em veículos para testes nas ruas norueguesas.

Vale a pena relembrar que a Uber viu-se obrigada a suspender os seus testes com carros autónomos em São Francisco, na Califórnia, depois de a autoridade rodoviária dos Estados Unidos ter declarado que os veículos circulavam ilegalmente.